São José dos Campos - SP, 

Improvisos em uma trilha!

Em um reconhecimento para Copa São Paulo de MTB acabei tendo que improvisar uma peça para poder finalizar a trilha.
Na metade do percurso praticamente, uma fita de alumínio que prendia o cabo do freio dianteiro no
garfo de suspensão para não ter perigo de travar no pneu acabou estourando, deixando o mesmo livre, sem nenhum lugar preso, sendo somente no manete e na própria pinça do freio. Como já estávamos próximo do ponto que iríamos parar para juntar o grupo e reabastecer as garrafas de água, andei em torno de 1 km com extrema cautela por causa desse cabo.
Chegando ao ponto de parada, comecei a tentar imaginar como que iria prender esse cabo novamente,
já que andar com ele assim poderia ocasionar danos ao equipamento ou até mesmo algum tipo de acidente, já que faltavam 25 km de trilha e ele quase pegava no pneu.
Pois bem, primeiro tentei emendar essa fita que tinha arrebentado, mas acabou não dando certo. Logo em seguida tentei amarrar com um galho verde de arbusto que tinha por perto, novamente não deu em nada, escapando o cabo com a bike parada mesmo.
Pensando mais um pouco, acabei avistando no chão, do lado da roda dianteira, um arame igual daqueles que prende o saco de pão de forma, logo que vi o peguei, mas ele era muito curto para dar a volta no garfo de suspensão junto com cabo. Logo em seguida acabei vendo um palito de fósforo, olhei os dois juntos e tive uma idéia que acabou me ajudando em muito.
Como o arame era curto, usei o palito para dar o tamanho necessário e conseguir prender o cabo. Em cima do garfo, existe um furo que muito o utilizam para prender pára-lamas, pois bem, coloquei o palito nesse furo o atravessando, ficando com uma ponta de cada lado, logo em seguida, prendi o arame em uma de suas pontas, passei o cabo por perto e em seguida prendi o arame na outra ponta, fazendo assim uma presilha para segurar o cabo.
Esse improviso acabou funcionando até o fim da trilha, pois quando parei a bike no ponto final, onde o grupo se reuniu para começar a trilha, o palito trincou e acabou soltando uma das pontas, mas agüentando firmemente por 25 km, sendo 3 km praticamente de um single-track muito técnico.

Abaixo segue fotos da "peça" que utilizei e deu certo:

 

Girassol Sports - Segmento esportivo do Grupo Girassol - Todos os direitos reservados